Nenhum setor lida mais com a frustração do que o de RH. E não é só a frustração, mas também outros sentimentos comuns no ambiente organizacional que dificultam o alinhamento dos colaboradores com os objetivos do cargo e da organização em si.
Portanto, a união entre coaching e Recursos Humanos já é uma realidade nas corporações, devido, principalmente, à capacidade de trabalhar esse e outros aspectos.
Quer entender como essas áreas podem atuar juntas? Veja só o que preparamos para você neste conteúdo!
Como se dá essa relação entre coaching e Recursos Humanos?
Cada vez mais profissionais de RH buscam por cursos de formação em coaching. O que a maioria procura nessa prática é, justamente, o preparo para ajudar colaboradores a definir e alcançar suas metas (líderes e liderados) com objetividade e rapidez.
Por meio de técnicas e métodos eficazes, o coach é capaz de auxiliar o funcionário a perceber o que precisa ser modificado em seu comportamento para que ele alcance o nível que deseja ou precisa atingir.
Além de trabalhar a percepção, o processo cria soluções reais para possíveis dificuldades, de forma que o coachee (que é quem passa por essas etapas) participe ativamente de tais melhorias.
Um RH que trabalha de maneira estratégica analisa seus indicadores. Dentre eles, podemos destacar: nível de satisfação dos colaboradores, produtividade, índice de retrabalho por possíveis falhas etc.
Portanto, ao utilizar o coaching na gestão do capital humano, o profissional tem em suas mãos uma ferramenta completa de investigação e intervenção para atuar em cima desses indicadores.
Como contratar um coach?
Algumas empresas preferem contar com um serviço de coaching externo. A contratação de um profissional que não trabalhe na empresa tem suas vantagens. O ditado “santo de casa não faz milagre” é uma ótima maneira de explicar o porquê.
Tudo o que ocorre dentro de uma empresa envolve cada um de seus integrantes (uns mais, outros menos). Mas, no geral, a cultura organizacional compromete em diferentes níveis o trabalho e o olhar de todos os colaboradores.
Por isso, a atuação de um coach contratado acaba sendo diferenciada. Assim como ocorre com uma família, é mais fácil resolver os problemas quando se está olhando de fora. De dentro, os defeitos são sempre do outro e, para solucioná-los, é preciso ter um olhar crítico sobre a situação.
Quais são os focos do coaching no RH?
Conheça, agora, três dos principais focos de trabalho de coaching no RH:
1. Treinamento de colaboradores
O treinamento tem muitas funções dentro de uma empresa. Além de promover a qualificação de equipes e líderes, pode aumentar a satisfação de colaboradores e enriquecer o capital intelectual.
Dentro do processo de coaching, é possível elaborar treinamentos compatíveis com as necessidades da equipe, trabalhando falhas e aprimorando os pontos fortes de maneira individual ou coletiva.
Nessa modalidade, é trabalhado também o desenvolvimento pessoal. Sabemos que a performance de um colaborador não depende apenas do seu conhecimento técnico e, por isso, um treinamento completo atua em níveis mentais e comportamentais.
Veja o que o coach pode fazer para tornar o treinamento de equipes completo:
Identificar crenças limitantes;
Promover o pensamento crítico;
Fornecer ferramentas para a gestão de conflitos;
Mapear habilidades;
Indicar uma direção para o alcance de novas habilidades;
Inserir conteúdos que despertem os potenciais do time.
2. Avaliação de desempenho
Muitas pessoas confundem, mas existe uma diferença entre avaliação de competências e avaliação de desempenho. O desempenho tem a ver com a performance do trabalhador na empresa, correspondendo à utilização de suas competências no trabalho.
Em outras palavras, o desempenho da equipe é o resultado que ela entrega para a organização. E, como esse fator tem um papel decisivo na produtividade, deve ser sempre acompanhado de perto.
No processo de coaching, isso se torna possível a partir da definição e do constante monitoramento de metas. A essa maneira de estruturar a gestão de um negócio, dá-se o nome de planejamento estratégico, que também é um benefício que o coach pode trazer para a organização.
3. Planejamento estratégico
Como o nome já diz, o planejamento estratégico define táticas para a organização, estabelecendo políticas internas e externas, estruturando suas principais frentes e criando dispositivos para que esses planos se mantenham em constante melhora.
Um dos principais benefícios do planejamento estratégico é o posicionamento competitivo no mercado, uma vez que explora os potenciais da organização, traça objetivos e metas e vai em busca deles com aquilo que a empresa tem.
Além disso, uma companhia que tem uma gestão estratégica está sempre aberta à inovação. Portanto, inclui-se nessa prática a possibilidade de ousar e explorar características únicas que a diferenciarão da concorrência.
Como identificar o coaching ideal?
Dependendo da abordagem do coach, o tipo de trabalho desempenhado na empresa seguirá diferentes caminhos. Pode haver 10 coaches empresariais com foco em gestão de pessoas e Recursos Humanos, porém eles não trabalharão, necessariamente, os mesmos pontos.
Por isso, antes de contratar esse tipo de trabalho, muitas organizações recorrem a consultorias empresariais que diagnosticam suas reais necessidades, bem como o tipo de cultura organizacional. Antes de definir as metas específicas, é interessante conhecer melhor os recursos disponíveis e a parte financeira, além de muitos outros aspectos.
Entre as vantagens de investir em um serviço de consultoria para empresas antes de inserir o processo de coaching no setor de Recursos Humanos, estão:
Identificação de processos vitais da companhia antes de trabalhar o capital humano;
Criação de uma base de dados sobre o desempenho atual da equipe, que pode ser referência para o processo de coaching;
Realização de um prognóstico da organização a partir do que ela tem.
A consultoria empresarial pode fazer um trabalho de preparação para a inserção dessa nova estratégia — que é a utilização do coaching como auxiliar à gestão.
Embora ambos os processos trabalhem com a identificação de necessidades e a definição de metas, quando focada nessa união entre coaching e RH, a consultoria atuará no sentido de promover as condições necessárias para que tudo ocorra com mais facilidade.
FONTE: INEPAD Consulting
MATIAS, Alberto. Coaching e Recursos Humanos: como eles podem trabalhar juntos? INEPAD Consulting. Ribeirão Preto, 21 de dez. de 2017. Disponível em: <https://blog.inepadconsulting.com.br/coaching-e-recursos-humanos-como-eles-podem-trabalhar-juntos/>. Acesso em: 01 de abr. de 2022.
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