top of page

Descubra o porquê de junho ser o mês do Orgulho LGBTQIAP+

O mês de junho foi escolhido para representar o orgulho LGBTQIAP+ após a Revolta de Stonewall, onde aconteceu uma série de manifestações de membros da comunidade LGBT contra uma invasão da polícia na madrugada de 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn, em Greenwich Village, bairro de Nova York.


Descubra o porquê de junho ser o mês do Orgulho LGBTQIAP+
O mês de junho foi escolhido para representar o orgulho LGBTQIAP+ após a Revolta de Stonewall, onde aconteceu uma série de manifestações de membros da comunidade LGBT contra uma invasão da polícia na madrugada de 28 de junho de 1969.

A rebelião, que durou seis dias, é considerada um dos eventos de luta mais importantes para a conquista de direitos igualitários e de criminalização de atos de preconceito em diversos países. Desde então, o episódio passou a ser considerado como o da libertação gay, elevando o status de 28 de junho, que passou a ser tido como O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+.


O que significa LGBTQIAP+?

A sigla tem duas partes. A primeira, LGB se refere à orientação sexual do indivíduo, que pode ser:


L: lésbica, mulher que se identifica como mulher e tem preferências sexuais por outras mulheres.

G: gays, homens que se identificam como homem e têm preferências por outros homens.

B: bissexuais, que têm preferências sexuais por ambos os gêneros.


A segunda parte, TQIAP+, diz respeito ao gênero:


T: transexuais, travestis e transgêneros, que são pessoas que não se identificam com os gêneros masculino ou feminino atribuídos no nascimento com base nos órgãos sexuais.

Q: questionando ou queer, palavra em inglês que significa “estranho” e, em alguns países, ainda é usado como termo pejorativo. É usado para representar as pessoas que não se identificam com padrões impostos pela sociedade e transitam entre os gêneros, sem concordar com tais rótulos, ou que não saibam definir seu gênero/orientação sexual.

I: intersexuais, que apresentam variações em cromossomos ou órgãos genitais que não permitem que a pessoa seja distintamente identificada como masculino ou feminino. Antes, eram chamadas de hermafroditas.

A: assexuais, que não sentem atração sexual por outras pessoas, independente do gênero. Existem diferentes níveis de assexualidade e é comum que estas pessoas não veem as relações sexuais humanas como prioridade.

P: pansexuais são as pessoas que sentem atração sexual, romântica ou emocional em relação às pessoas, independentemente de seu sexo ou identidade de gênero. Pessoas pansexuais podem se referir a si mesmas como cegas a gênero, afirmando que gênero e sexo não são fatores determinantes em sua atração sexual ou romântica por outros.

+: é utilizado para incluir outros grupos e variações de sexualidade e gênero.


O Infojobs — o Grupo FX também —, acredita em um mundo com mais respeito e menos intolerância. Apoiamos e incentivamos a inclusão da diversidade no mercado de trabalho.


FONTE: Infojobs

POR QUE junho é o mês do orgulho LGBTQIA+? Infojobs. São Paulo, 29 de jun. de 2020. Disponível em: <https://www.infojobs.com.br/blog/por_que_junho_e_o_mes_do_orgulho_lgbtqimais__15342.aspx>. Acesso em: 20 de jun. de 2022.


Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o mercado de trabalho, que tal se juntar ao Grupo FX? Escolha uma das opções abaixo e faça parte da nossa história!

Comments


bottom of page