O clima organizacional pode impactar dentre outros aspectos, no turnover da empresa.
Não é nenhuma novidade que o mercado de trabalho e o comportamento das pessoas estão mudando. Com isso, direcionar o olhar para a gestão de pessoas e o clima organizacional se tornou uma das principais responsabilidades do setor de recursos humanos.
Consequentemente, os profissionais de RH passam a ter mais destaque e se tornam mais estratégicos. Suas ações devem ser desenvolvidas e voltadas às boas práticas de gestão de pessoas, e têm influência direta na satisfação dos funcionários.
Ter conhecimentos sobre as sensações e percepções dos colaboradores sobre trabalhar na empresa, é fundamental para analisar e avaliar o clima organizacional. Este fator contribui significativamente para o sucesso das organizações.
Quer saber exatamente o que é clima organizacional, qual a importância e como mensurar na sua empresa? Responderemos a todas essas questões neste artigo, confira:
O que é clima organizacional?
O clima organizacional é um conjunto de fatores que compõem o nível de satisfação dos colaboradores em relação às empresas. Ele está totalmente associado à percepção que os funcionários têm sobre a gestão, a organização e aos colegas de trabalho.
Esses sentimentos e emoções interferem na forma como os colaboradores interagem com a marca, lidam com os colegas de trabalho, com os stakeholders e determinam sua trajetória na empresa.
Em resumo, o clima organizacional influencia na relação entre funcionários e empresa, e em determinado momento, pode refletir inclusive na saúde mental dos colaboradores.
Clima organizacional x Cultura organizacional: qual a diferença?
Primeiro é importante destacar que tanto a cultura quanto o clima organizacional são fundamentais para o bom andamento de um negócio.
Além disso, esses aspectos também se complementam. A cultura está relacionada às práticas, crenças e valores da empresa, aquilo que deve ser pensado e praticado desde a sua fundação.
Normalmente a cultura também está relacionada aos padrões de comportamento esperados dentro do ambiente profissional. Sendo assim, disseminar a cultura organizacional é essencial para os reflexos do clima organizacional.
É possível ainda que com o passar dos anos, a cultura organizacional seja reformulada para se adaptar aos objetivos gerais da empresa.
O clima por sua vez diz respeito à percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho. Portanto, sem uma cultura forte e bem trabalhada, o clima organizacional pode ser impactado de forma negativa.
Qual a importância do clima organizacional?
O clima organizacional é o termômetro de engajamento dos colaboradores e têm o poder de interferir em diversos fatores, desde ambiente de trabalho até resultados e atingimento de metas.
Quando positivo, o clima organizacional gera bons resultados para a empresa, além de ressaltar para o mercado de trabalho a efetividade de trabalhar o Employer Branding.
Quando o clima atinge um nível negativo, afeta o pilar mais importante da empresa, as pessoas. Isso gera queda na produtividade, baixo engajamento com os projetos e, em casos mais graves, reflete na relação entre clientes e fornecedores.
O clima organizacional é um dos principais fatores avaliados pelos candidatos para aceitar uma oferta de emprego. Hoje em dia entre os benefícios empresariais mais desejados pelos funcionários, o salário já não está mais no topo da lista.
Os profissionais visam entrar em uma empresa que contribua para seu desenvolvimento, que apresente um ambiente de trabalho positivo e com pessoas que sigam em direção ao mesmo propósito.
Como medir o nível do clima organizacional?
Há diversos meios e maneiras de medir o nível de satisfação dos colaboradores, principalmente com a quantidade de soluções digitais que a tecnologia oferece constantemente.
Porém, é importante ressaltar que, somente instalar um software em sua organização não é suficiente, para atingir bons resultados em pesquisa de clima, os colaboradores precisam sentir-se seguros, engajados e saber que a sua opinião realmente importa.
Para isso é necessário manter um canal aberto e transparente com os funcionários, com a premissa de demonstrar para as pessoas que ideias, sugestões e pensamentos são valorizados.
Abaixo, listamos os principais meios de avaliação do clima organizacional.
Pesquisa através de questionário
Disponibilizar um questionário através de alguma plataforma de pesquisa é uma boa opção para entender, na visão dos funcionários, quais são os pontos positivos e quais são os pontos que precisam de mais atenção na sua empresa.
As questões podem ser dissertativas ou de múltipla escolha, o importante é que elas respondam o objetivo principal que é gerar informações sobre os pontos fortes e fracos que envolvem o clima organizacional.
Pesquisa NPS
Atualmente, um dos modelos de pesquisa de satisfação mais usados é o eNPS (Employer Net Promoter), uma metodologia que simplifica a captação de informações e a tabulação dos resultados.
Neste modelo o colaborador responde algumas perguntas, cujas respostas entram numa escala de 0 a 10. Após a pesquisa o recrutador avaliará quantos profissionais são detratores, neutros ou promotores de sua empresa.
A partir disso é possível avaliar o nível de satisfação em relação à companhia.
Pesquisas em formato de entrevista
A entrevista apresenta uma técnica diferente para coleta de dados, na qual o profissional de RH tem um contato mais direto com o colaborador, no sentido de extrair informações mais aprofundadas sobre seu dia a dia e o clima organizacional.
Para aplicar esse método é fundamental o planejamento das perguntas que serão feitas, uma vez que requer um cuidado especial no desenvolvimento e abordagem.
Para elaborar e estruturar uma entrevista de clima, as perguntas podem ser definidas gerando respostas diretas ou semiestruturadas, permitindo que o entrevistador tenha liberdade no direcionamento.
Colocando em prática
Como vimos até aqui, o clima organizacional é uma variável que influencia diretamente no resultado da empresa e está atrelado ao desempenho e produtividade da equipe.
Sendo assim, é essencial tornar o clima leve e favorável e focar em ações que promovem o bem-estar corporativo como estratégia de crescimento do negócio como um todo.
Quer melhorar o clima organizacional na sua empresa? Comece avaliando o Fit Cultural dos profissionais e veja como transformar a sua companhia no sonho de trabalho dos candidatos e colaboradores.
FONTE: PandaPé
ANTUNES, Beatriz. Clima organizacional: o que é qual a importância e como mensurar. PandaPé. São Paulo, 22 de out. de 2021. Disponível em: <https://blog.pandape.com.br/clima-organizacional/>. Acesso em: 29 de jun. de 2022
Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o mercado de trabalho, que tal se juntar ao Grupo FX? Escolha uma das opções abaixo e faça parte da nossa história!
Comments