Puxadas por Extrema, as cidades do Sul de Minas se tornaram referência para o e-commerce no Brasil e abrigam algumas das maiores empresas do mundo.
Com o “boom” do e-commerce na região, a taxa de vacância de galpões logísticos do Estado de Minas Gerais despencou de 28,18% para 0,81% entre 2016 e 2021. Segundo o Estadão (JLL/Infográfico Estadão), dentre as principais empresas que usufruírem de centros de distribuição no Sul de Minas, por área ocupada, estão:
Mercado Livre: 189.506 m²;
Via: 164.419 m²;
Lasa: 160.626 m²;
Unilever Brasil: 89.707 m²;
AmBev: 83.147 m²;
PetLove: 77.572 m²;
Dafiti Group: 76.878 m²;
JSL Grupo Simpar: 68.141 m²;
Tok&Stok: 66.132 m²;
Magazine Luiza: 64.921 m².
A exemplo do que informamos em outros artigos como “Gigantes chegam ao Sul de Minas Gerais e região” e “Extrema o diamante bruto de Minas Gerais”, alguns dos principais motivos para esta ascensão são a proximidade com a capital paulista — via Fernão Dias, que liga São Paulo a Belo Horizonte — e as baixas taxas tributárias — cerca de 50% menores que as do estado vizinho.
Neste fluxo, conforme abordamos nos artigos “O Sul de Minas gerou mais de 20 mil empregos no primeiro semestre de 2022” e “Tecnologia, logística e empregos são sinônimos de Extrema-MG”, junto das empresas, nascem milhares de oportunidades de emprego formais, fazendo da região uma “miragem” ou melhor, um “Porto Seguro” no deserto empregatício brasileiro.
Portanto, para te instigar e convidar a considerar uma mudança de ares e conquistar um novo emprego, listamos abaixo parte das principais empresas alojadas em algumas das maiores cidades empregadoras do Sul de Minas, confira:
Extrema (100km de SP)
Bauducco;
AmBev;
Centauro;
Mercado Livre.
Itapeva (125km de SP)
Panasonic;
PetLove;
Dental Creme;
Flora Brasil.
Camanducaia (134km de SP)
Lear Corporation;
Rosemberguer Domex;
MVF Lavadoras;
Embalagens Tocantins.
Além destes municípios, há outros maiores, porém mais distantes como Pouso Alegre e Varginha que ficam a cerca de 300km de São Paulo, mas que também têm gigantes como o Grupo Boticário e a americana Starbucks (ambas em Varginha).
É, neste momento, que tanto as empresas quanto àqueles quem buscam por novas oportunidades de trabalho devem recorrer às consultorias Recursos Humanos especializadas, como o Grupo FX que possui ferramental moderno — como o ATS PandaPé, o qual é integrado ao Infojobs e pertence ao gigante RedArbor —, além de parcerias estratégicas, como a Flash Benefícos e a MedNet, permitindo atender de forma integral, desde soluções em Recursos Humanos até Segurança e Medicina do trabalho.
Em suma, o Sul de Minas é uma fonte inefável de novas oportunidades, tanto para empreendedores e grandes empresas, quanto para quem busca recolocação no mercado de trabalho. E ter uma consultoria, a exemplo do Grupo FX, que pode facilitar a interação destes dois universos, torna tudo mais fácil e proveitoso.
Se for compartilhar o nosso conteúdo, por favor, não deixe de citar a fonte, afinal, mais do que negócios, transformamos pessoas.
por Grupo FX
Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o mercado de trabalho, que tal se juntar ao Grupo FX? Escolha uma das opções abaixo e faça parte da nossa história!
Comments