Varginha e Extrema puxam a fila com mais de 3 mil vagas formais de trabalho no período.
O Ministério do Trabalho por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) apontou que o Sul de Minas foi o responsável pela criação de 22,3 mil postos de trabalho nos primeiros seis meses deste ano.
Durante o mês de junho, Varginha foi a cidade que mais gerou empregos formais com 709 posições e Extrema ficou na quinta colocação com 257. Com este desempenho, Varginha tomou a ponta no agregado do semestre, conforme Top 10 de municípios empregadores do Sul de Minas no primeiro semestre de 2022:
Varginha: 1.743
Extrema: 1.429
Poços de Caldas: 1.163
Pouso Alegre: 1.126
Passos: 730
Alfenas: 726
Três Corações: 713
Lavras: 682
Três Pontas: 641
Monte Belo: 499
Um fato interessante, o qual inclusive informamos no nosso artigo “Extrema, o diamante bruto de Minas Gerais”, é que mesmo possuindo uma população quase 4 (3,72) vezes menor que a de Varginha — 137.608 x 36.951 habitantes —, Extrema gera muitas oportunidades de emprego, dentre outros motivos por sua posição geográfica e infraestrutura.
Neste sentido, o município está dentre os que receberão a tecnologia do 5G até o final de 2029. Parece distante, mas a quantidade de tecnologia e infraestrutura necessárias para que isso seja possível é bilionária. Ainda assim, o Sul de Minas tem o 5G sendo testado no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) no Município de Santa Rita de Sapucaí. O local é um dos principais pontos de estudos sobre a Tecnologia no Brasil, conforme explicou ao G1, Francisco Portelinha, Coordenador de Projetos do Inatel:
No Inatel nós desenvolvemos um protótipo chamado 5G In a Box. Com ele, ainda em testes de laboratório, com uma potência radiada dentro desse laboratório, conseguimos testas a funcionalidade do 5G. Já fazemos chamadas, já fazemos conexões de usuários, comprovando que a tecnologia é funcional e o nosso conceito de uma rede em uma caixa para prover conectividade é viável e funcional.
Diante disso, percebe-se facilmente a necessidade das empresas se adaptarem às tecnologias e as novas demandas de mão de obra. É, neste momento, que se faz necessário recorrer às consultorias Recursos Humanos especializadas, como o Grupo FX que possui ferramental moderno — como o ATS PandaPé, o qual é integrado ao Infojobs e pertence ao gigante RedArbor —, além de parcerias estratégicas, como a Flash Benefícos e a MedNet, permitindo atender de forma integral, desde soluções em Recursos Humanos até Segurança e Medicina do trabalho.
Em suma, o Sul de Minas é uma fonte inefável de novas oportunidades, tanto para empreendedores e grandes empresas, quanto para quem busca recolocação no mercado de trabalho. E ter uma consultoria, a exemplo do Grupo FX, que pode facilitar a interação destes dois universos, torna tudo mais fácil e proveitoso.
Se for compartilhar o nosso conteúdo, por favor, não deixe de citar a fonte, afinal, mais do que negócios, transformamos pessoas.
por Grupo FX
Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o mercado de trabalho, que tal se juntar ao Grupo FX? Escolha uma das opções abaixo e faça parte da nossa história!
Muito bom !!! - Estou repassando para os Diretores das Empresas, EBTRANS e BROS LOG., às quais me dedico, dentro das Áreas Comerciais.